A Microsoft anunciou recentemente que construirá seu segundo centro de dados de inteligência artificial nos Estados Unidos, no estado do Wisconsin, com um investimento total de 4 bilhões de dólares. Essa investida é uma importante etapa na expansão contínua da Microsoft no setor de centros de dados e sinaliza o seu compromisso com a tecnologia de inteligência artificial e a confiança em seu futuro.

O presidente e vice-presidente da Microsoft, Brad Smith, revelou que esse novo centro de dados estará localizado em Mount Pleasant e deverá ser equipado com dezenas de milhares de chips Blackwell GB200 da NVIDIA. Esses chips de alto desempenho fornecerão uma capacidade computacional poderosa para executar modelos de IA, suportando assim trabalhos complexos de treinamento e raciocínio de IA.

Centro de dados Computador super (2)

Nota da fonte da imagem: A imagem foi gerada por IA, e o provedor de licença é Midjourney

Na construção do novo centro de dados, a Microsoft também planeja construir uma usina solar a cerca de 240 km ao noroeste, para garantir as necessidades energéticas do centro de dados. Essa usina fornecerá 250 megawatts de energia, enquanto o consumo total de energia dos dois centros de dados será superior a 900 megawatts. Essa medida demonstra os esforços da Microsoft em energia verde e também reflete sua consideração abrangente sobre as infraestruturas tecnológicas do futuro.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, declarou confiantemente nas redes sociais: “Esse centro de dados será o mais poderoso centro de dados de inteligência artificial do mundo, com desempenho 10 vezes maior que o supercomputador mais rápido do mundo.” Ele enfatizou que a Microsoft projetou os centros de dados, clusters de GPUs e redes como um sistema integrado, garantindo que possam operar em escala exponencial em milhares de GPUs desde o início do projeto.

Segundo informações, a Microsoft já investiu 3,3 bilhões de dólares no projeto, e o primeiro centro de dados deve estar pronto para uso no início de 2026. Essas novas instalações fornecerão suporte sólido para inovações tecnológicas e competitividade no mercado da Microsoft no setor de inteligência artificial.

Principais pontos:  

🌟 A Microsoft anunciou um investimento de 4 bilhões de dólares no Wisconsin para construir o centro de dados de IA mais forte do mundo.  

💻 O novo centro de dados será equipado com dezenas de milhares de chips Blackwell GB200 da NVIDIA, suportando modelos de IA complexos.  

🌞 Planeja-se construir uma usina solar para garantir a demanda energética verde do centro de dados, promovendo o desenvolvimento sustentável.