[Reportagem da AIbase] Com o lançamento de macOS Tahoe26, iPadOS26 e iOS26, o aplicativo de geração de imagens da Apple Image Playground recebeu uma atualização significativa, não apenas integrando o ChatGPT como fornecedor de imagens, mas também estabelecendo a base para a inclusão de mais modelos de terceiros no futuro.
Inicialmente, o Image Playground usava apenas os próprios modelos da Apple, permitindo aos usuários criar ilustrações com temas pré-definidos, como "aniversário" e "fantasia". No entanto, devido ao resultado da geração ser relativamente básico, a Apple ampliou sua parceria com o OpenAI. Na nova versão do sistema, os usuários podem usar diretamente os filtros pré-definidos do ChatGPT, ou escolher chamar diretamente o modelo do OpenAI, obtendo assim estilos de imagem mais ricos e resultados de geração de maior qualidade.

Mais modelos de terceiros virão em breve
Segundo a análise do código da versão beta mais recente feita pelo 9to5Mac, a Apple está expandindo o suporte a modelos de terceiros fora do OpenAI no Image Playground. Os novos indicadores "estimativa de atraso" e "identificador de marca" presentes na versão beta indicam que a Apple pode selecionar o melhor modelo com base no atraso em tempo real de cada tarefa, ou para análise de dados interna. Mas o mais importante é que isso indica claramente uma mudança na arquitetura subjacente do aplicativo, tornando-o compatível com vários modelos diferentes de geração de imagens de IA.

Ainda que não esteja claro quais modelos serão os primeiros a se juntar, um candidato forte é o Google Gemini2.5Flash Image, também conhecido como "Nano Banana". Esse modelo ganhou popularidade rapidamente recentemente por seu estilo surrealista e pela capacidade de gerar retratos realistas com base nas imagens dos usuários, impulsionando o aplicativo Google Gemini a subir nas listas de lojas de aplicativos em vários países.





