A Meta anunciou recentemente que vai promover globalmente a função de tradução de voz por IA nos Facebook e Instagram, com o objetivo de ajudar criadores a traduzir seu conteúdo para outros idiomas, permitindo que um público mais amplo possa apreciá-lo. Essa nova função está disponível nos mercados onde o Meta AI está disponível.

Essa função foi mencionada pela primeira vez na conferência de desenvolvedores Meta Connect do ano passado, quando a empresa informou que faria testes piloto, traduzindo automaticamente as vozes dos criadores em vídeos curtos. A Meta enfatizou que essa tecnologia de tradução de IA utilizará as características próprias da voz do criador, tornando os dublês mais naturais. Além disso, os criadores podem escolher usar a função de sincronização labial, para que a tradução esteja melhor alinhada aos movimentos dos lábios, aumentando a naturalidade.

image.png

Quando a função for iniciada, será possível traduzir entre inglês e espanhol de forma bidirecional, e mais idiomas serão adicionados no futuro. Criadores do Facebook com mais de 1.000 seguidores e todas as contas públicas do Instagram poderão usar essa função. Os criadores precisam apenas clicar na opção "Traduza sua voz com o Meta AI" antes de publicar um vídeo curto para ativar a tradução e escolher se querem incluir a função de sincronização labial. Quando eles clicarem em "Compartilhar agora" para publicar o vídeo, a tradução estará automaticamente disponível.

Antes da publicação, os criadores podem visualizar a tradução e o efeito de sincronização labial e podem desativar essas opções a qualquer momento. É importante notar que recusar a tradução não afetará a publicação do vídeo original. Os espectadores que assistirem ao vídeo traduzido verão uma dica de tradução feita pelo Meta AI na parte inferior da tela, enquanto os usuários que não quiserem ver traduções em determinado idioma podem desativar essa função nas configurações.

A Meta também adicionou uma nova métrica ao painel de insights dos criadores, permitindo que eles vejam o número de visualizações por idioma. Isso ajudará os criadores a entender melhor como seu conteúdo está alcançando novos espectadores por meio das traduções, especialmente quando mais idiomas forem suportados no futuro.

Além disso, os criadores do Facebook podem carregar até 20 trilhas de áudio de sua própria voz em vídeos curtos, para expandir seu público para mercados não ingleses ou espanhóis. Essa função pode ser encontrada na seção "Desligar legendas e traduções" da Meta Business Suite, e é compatível com a adição de traduções antes e depois da publicação, diferente da função de tradução por IA.

A Meta disse que pretende suportar mais idiomas no futuro, mas não especificou quais idiomas serão adicionados ou quando. Adam Mosley, responsável pelo Instagram, expressou nas redes sociais que a Meta deseja ajudar os criadores a alcançar audiências falantes de diferentes idiomas, superando barreiras culturais e linguísticas, ajudando-os a ampliar sua base de fãs e, assim, obter mais valor no Instagram.

Destaque:  

🌍 A Meta lança uma função de tradução de voz por IA, ajudando criadores globais a expandir seu público.  

🎤 Atualmente, suporta traduções entre inglês e espanhol, com mais idiomas a serem adicionados no futuro.  

📊 Os criadores podem visualizar dados de visualizações por idioma no painel de insights, entendendo de onde vêm seus novos espectadores.