A Apple está acelerando seus esforços de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial (IA) para recuperar sua posição de liderança no setor. Para alcançar esse objetivo, a Apple fez uma importante mudança de pessoal, transferindo a vice-presidente executiva sênior Kim Vorrath para a divisão de IA e aprendizado de máquina, onde ela atuará como braço direito do chefe de IA, John Giannandrea. Vorrath é conhecida por sua excepcional capacidade de resolução de problemas e por seu histórico de sucesso em grandes projetos, e sua transferência é vista como uma medida crucial para fortalecer a equipe de IA da Apple e remodelar sua competitividade nesse campo.
Vorrath trabalhou na Apple por 36 anos, liderando vários projetos importantes, incluindo o lançamento do software do iPhone original e o desenvolvimento do headset Vision Pro. Ela é conhecida por sua capacidade de criar processos eficientes e resolver problemas rapidamente. Fontes dizem que a adição de Vorrath visa trazer mais disciplina e organização à equipe de IA da Apple, para enfrentar a atual situação de estar atrás de empresas como OpenAI, Meta e Google no campo da IA.

Atualmente, a plataforma “Apple Intelligence” é considerada de desenvolvimento lento e desorganizado, enquanto a Siri, um produto inovador de 2011, tornou-se um símbolo da defasagem da Apple na área de IA. Para mudar essa situação, a Apple planeja reformular a arquitetura subjacente da Siri este ano e melhorar seus modelos de IA internos. Além disso, a Apple está desenvolvendo uma versão mais avançada da Siri, planejando oferecer uma interface de conversação mais próxima de produtos de IA como o ChatGPT. Espera-se que o iOS 18.4, previsto para abril deste ano, inclua uma nova geração da Siri, capaz de responder melhor às solicitações do usuário e controlar aplicativos de dispositivos. No entanto, uma versão mais avançada da Siri deve ser apresentada em primeira mão ainda este ano, mas seu lançamento completo provavelmente só ocorrerá em 2026.
A transferência de Vorrath também sugere que a Apple está dando mais importância à IA do que ao Vision Pro. Um executivo de longa data da Apple disse que Vorrath é especialista em organizar equipes de engenharia e otimizar fluxos de trabalho por meio da criação de novos processos, algo de que a equipe de IA liderada por Giannandrea precisa. Além disso, a ex-responsável pela gestão de projetos do departamento de IA, Kelsey Peterson, e duas outras executivas de IA, Cindy Lin e Marc Schonbrun, também farão parte da equipe de gestão de Vorrath.
A análise sugere que a Apple está intensificando seus esforços para alcançar os líderes da área de IA, e Vorrath é vista como uma figura chave para integrar a cultura de desenvolvimento de produtos da Apple ao campo da IA e acelerar as inovações da empresa nesse setor. Embora alguns executivos atuais e antigos ainda tenham preocupações sobre o progresso da IA da Apple, a capacidade de gestão demonstrada por Vorrath no projeto Vision Pro aumenta a confiança em sua nova função na área de IA.