A Suno causou um grande debate mundial recentemente por meio de um vídeo misterioso: seu quinto modelo de música "v5" está prestes a ser lançado. Essa declaração foi vista pela indústria como um "marco revolucionário" na criação musical de IA, e deve aprofundar ainda mais a fronteira entre a composição humana e a gerada por máquinas, reduzindo significativamente os obstáculos para a criação, desde entusiastas amadores até profissionais.

A Suno divulgou em 18 de setembro à noite, em sua plataforma de redes sociais, um vídeo curto de 15 segundos. Na tela, notas abstratas e luzes se entrelaçavam, acompanhadas por uma melodia eletrônica baixa, terminando com a frase "em breve...". Esse vídeo rapidamente atingiu mais de 100 mil visualizações e gerou milhares de comentários em poucas horas.

QQ20250919-150227.png

O vídeo não revelou a data exata do lançamento, mas com base no ritmo de atualizações anteriores da Suno, o lançamento oficial do v5 pode ocorrer este mês ou até o final do ano. Isso será uma grande atualização após o modelo v4.5 lançado em maio deste ano, que já expandiu o tempo de geração de uma música para 8 minutos e melhorou significativamente a precisão dos gêneros e a profundidade emocional das vozes humanas.

O lançamento do v4.5 marcou a transição da Suno de gerar apenas a partir de dicas textuais para uma edição de áudio mais detalhada, incluindo funcionalidades como "adicionar voz" e "adicionar instrumentação", que permitem aos usuários carregar pistas existentes e superpor elementos com IA, gerando resultados próximos aos de um estúdio.