O buscador de viagens Kayak lançou esta semana a funcionalidade "Modo de IA", que permite aos usuários fazer perguntas sobre viagens por meio de um chatbot de IA integrado ao site e comparar e reservar voos, hotéis e aluguel de carros. Essa funcionalidade já está disponível nas versões para desktop e mobile do site, baseada na integração tecnológica entre o Kayak e o ChatGPT, fornecendo resultados de busca contextualizados.
Essa funcionalidade é uma extensão da plataforma de teste Kayak.ai lançada em abril deste ano. Na época, o Kayak criou um site independente para testar tecnologias de IA, combinando seus dados e ferramentas com a tecnologia da OpenAI, permitindo que a equipe técnica testasse diversos recursos de IA antes da implantação oficial no site principal. O modo de IA, atualmente, incorpora diretamente as funcionalidades do Kayak.ai ao site principal do Kayak.
Em termos de cenários de uso, os usuários podem perguntar ao chatbot sobre sugestões de viagem, como destinos para os quais é possível voar dentro de um orçamento específico, ofertas melhores para um determinado destino, comparações de comodidades de hotéis, opções de voos diretos e aluguel de carros, etc. O sistema também suporta perguntas abertas, como "Para onde eu vou para celebrar a virada do ano?", consultas sem destino específico, e a IA dará recomendações com base nas necessidades. Os usuários também podem consultar informações sobre o melhor momento para viajar com base nos preços dos voos. O Kayak compartilhou mais exemplos de dicas para usar com a IA em seu blog.
Essa funcionalidade se concentra principalmente na fase inicial da planejamento de viagens, quando os usuários ainda estão explorando ideias, mas não estão preparados para reservar imediatamente. No entanto, ainda é necessário validar no mercado se os usuários que obtêm informações dessa forma se tornarão clientes pagantes.
O modo de IA foi lançado primeiro nos Estados Unidos em versão em inglês e tem planos de expansão para outros países e idiomas no final deste mês. A empresa também afirmou que pretende expandir essa funcionalidade para mais plataformas e adicionar suporte a solicitações de voz em breve.
A indústria de turismo está se tornando um campo de aplicação importante para a tecnologia de IA, pois a experiência atual de reserva online muitas vezes é complicada e frustrante para os consumidores. Para testar a demanda no mercado por soluções de IA, a OpenAI recentemente firmou parcerias com empresas de turismo como Expedia e Booking.com (esta última pertence ao grupo Booking Holdings, junto com o Kayak), permitindo que esses serviços funcionem como aplicações dentro do ChatGPT.
Em contraste, o Kayak escolheu executar o chatbot de IA em seu próprio site, uma estratégia que pode permitir que a empresa obtenha dados e insights mais diretos sobre o comportamento dos usuários ao utilizar os recursos de IA. Em termos de concorrência, integrar assistentes de IA a plataformas terceiras ou mantê-las em canais próprios representa duas abordagens diferentes de produtos: a primeira depende de entradas de tráfego, enquanto a segunda mantém o controle sobre os dados dos usuários e a experiência.
Para a indústria de buscas de viagens, a capacidade dos chatbots de IA de realmente melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão dependerá da precisão das recomendações, da completude dos resultados de busca e da vantagem de eficiência em comparação com os métodos tradicionais de busca. Isso requer verificação com dados reais para validar o valor prático da IA em cenários complexos de planejamento de viagens.